segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hagiografia


Hagiografia de  Santa Mariana

 

Também conhecida como Santa Mariana de Paredes e Santa Mariana de Quito
Nasceu em Quito em 31 de Outubro de 1618 .Filha de Don Girolando Flores Zenel de Paredes ,um nobre de Toledo e D. Mariana Cranobles de Xaramilo. Diz a tradição que o seu nascimento teria sido acompanhado de um fenômeno celestial incomum. Ela ficou órfã muito nova e foi criada pela irmã mais velha e seu cunhado. Mariana era um jovem piedosa com um forte devoção a Maria. Ela foi milagrosamente salva da morte várias vezes .
Atraída para a vida religiosa aos 10 anos fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Ela inicialmente desejava ser uma freira Dominicana, mas em vez disto se tornou uma eremita na casa de sua irmã e sua vida mudou a tal ponto que exceto a para ir a igreja, não saia de casa. Dada a forte e severa austeridade ela pouco dormia, orava horas a noite, só comia 250 gramas de pão seco ao dia e as vezes ficava até oito dias sem comer nada, se alimentando somente da Eucaristia, a qual recebia diariamente, na Comunhão.
Entrava em êxtases e tinha o dom da profecia, via a distancia, lia mentes e corações, curava vários doentes apenas com o Sinal da Cruz ou com um pequeno respingo de água benta e pelo menos uma vez ela trouxe uma pessoa de volta a vida.
Durante os terremotos de 1645 e as enevitáveis epidemias em Quito ela publicamente em oração, se ofereceu como vitima para a cidade e morreu logo após. Imediatamente após sua morte nasceram lírios brancos de seu sangue e as epidemias desapareceram milagrosamente. A Republica do Equador a declarou oficialmente " heroina nacional".
Ela faleceu em 26 de maio de 1645 e foi beatificada em 10 de novembro de 1853 pelo Papa Pio IX e foi canonizada em 1950 pelo Papa Pio XII
É padroeira dos órfãos e pessoas doentes e é a padroeira de Quito.
Sua festa é celebrada no dia 26 de maio.


4 comentários:

  1. A hagiografia da Santa Mariana é diferente pois ao contrário de outros santos que viveram uma vida desregrada e depois se converteram, santa Mariana sempre foi fiel, sempre devota, fez votos aos 10 anos de idade, linda a hagiografia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mariane sua hagiografia sobre a santa Mariana ficou 10, com um português simples e objetivo, você conta para nós como e quando a santa surgiu.Uma menina que aos 10 anos de idade fez votos é de surpreender qualquer um.

    ResponderExcluir
  3. Entregar a vida inteira nas mãos de Deus é um claro exemplo de submissão, paciência e fé. Bela história.

    ResponderExcluir
  4. A hagiografia de Santa Mariana é super interessante,mostra a história de uma garota que com apenas 10 anos fez o voto de ser fiel a Deus,e este voto foi pago, com isso mostra a devoção, a fé, a paciência e serve de exemplo, para os que creem nela.

    ResponderExcluir